Páginas

domingo, 11 de novembro de 2012

Um pedido para o público


Olá gente! Viemos aqui mais uma vez para pedir a colaboração de todos para que avaliem as nossas postagens. Gostaríamos muito de saber se alguns de vocês já fizeram alguma de nossas experiências ou acompanha o nosso blog há algum tempo.

Sugerimos a vocês que já utilizaram algum de nossos posts para realizar um trabalho de casa ou por pura curiosidade e interesse, comentassem algo sobre a experiência, nos contem qual foi a nota do trabalho (caso tenha sido feita para algum trabalho de casa) ou comentasse a qualidade das postagens.

Essa ajuda de vocês irá enriquecer nosso blog, porque ele é feito justamente para vocês que acessam o Little Einstein!

Muito Obrigado e...

Pipa Magnética


E aí pessoal, como vão? Aqui estamos mais uma vez, cumprindo a nossa proposta de experiências quinzenais trazendo essa experiência curiosa até vocês. Então aqui vão as dicas:

  • Ímã;
  • Clip de Papel;
  • Linha de costura ou Barbante.

              
A primeira coisa que devemos fazer aqui é simplesmente amarrar a linha ou barbante no clip, a ponta que ficou sobrando deve ser amarrada a uma base, para que a pipa fique presa. Depois, para que cause o efeito de flutuação, aproxime o ímã a nossa pipa e que tal?! Está aí a nossa pipa magnética!




Como isso acontece?
Acredito que esta experiência não tenha causado muitas dúvidas, pois basicamente aqui, aproveitamos as propriedades de atração de um simples ímã com os metais, em outras palavras, o ímã atraiu o clip que segurava o pedaço de papel (A nossa pipa).


domingo, 4 de novembro de 2012

Bússola


E ae galera! Ansiosos pela nova experiência? Pois então está aqui. Hoje ensinaremos como fazer uma bússola. Agora não tem mais desculpas para aqueles alunos que ficam perdidos nas aulas, kkkkk. Ok, depois da piadinha, vamos botar a mão na massa!

Para esta bússola precisaremos

  • Um refratário com água;
  • Um ímã.
  • Uma tampinha de garrafa pet;
  • Uma agulha;


    Com cuidado, perfure a tampinha da garrafa pet com a agulha, é preciso que você fure de forma que atravesse a tampinha de uma borda a outra, na horizontal (ou pode-se colocar a agulha diretamente sobre a tampinha). O próximo passo é esfregar o ímã na ponta da agulha, nosso objetivo aqui é imantá-la, cuide para esfregar apenas em um sentido. Feito esta parte, coloque a agulha com a tampinha dentro do refratário com água, e VOILÁ! Temos uma bússola caseira.







    Como isso acontece?

    Imantando a ponta da agulha deixamos suscetível a influência do campo magnético da terra. Dessa forma, temos que a parte imantada da agulha será atraída sempre para o polo norte da terra.